quinta-feira, 25 de março de 2010

Componentes do Mercado

Vimos que no mercado se encontram (física ou virtualmente) a procura e a oferta determinando-se o preço a que o bem ou o serviço irá ser transaccionado. Definem-se, desta forma, os trés componentes que formam o mercado:

Procura:

A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e a quantidade e a claro a facilidade de aquisição do produto.

Preço:

Já o preço é determinado pelo próprio consumidor, pois quando a procura pelo produto aumenta o seu preço acaba inflacionado ou seja o produto encarece, fazendo com que o consumidor pague mais se o deseja adquirir. Em contrapartida quando o produto tem uma menor procura, o produtor é estimulada a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta logo o seu preço ira baixar.
O preço de um bem ou serviço é fixado tendo em consideração alguns aspectos, a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final e claro tempo e custos gerados na sua produção.


Oferta:

A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário