quarta-feira, 14 de abril de 2010

Euro: Como surge a moeda única?

A 7 de Fevereiro de 1992 teve lugar a assinatura do Tratado da União Europeia em Maastricht. O nome do Euro surge no Concelho Europeu de Madrid realizado entre 15 e 16 de Dezembro de 1995. Inspirado na letra grega épsilon, o símbolo do euro evoca o berço da civilização europeia.

E - A primeira letra da palavra Europa.
- As duas linhas horizontais paralelas pretendem representar a estabilidade da moeda.



A 1 de Janeiro de 2002 as moedas de euro foram introduzidas com êxito e passaram a ter curso legal nos 12 países da área do euro.

A introdução das notas e moedas de euro foi um desafio complexo e ambicioso, que obrigou a um esforço ao nível técnico, logístico, organizacional, financeiro e administrativo de todas as entidades envolvidas, incluindo o público. A participação dos bancos, dos retalhistas, das empresas de transporte de valores e da indústria de venda automática foi essencial, assim como, o planeamento dos trabalhos preparatórios.

As notas são idênticas nos 12 países, no entanto as moedas possuem uma face comum e uma face nacional. Todas as notas e moedas de euro podem ser usadas em qualquer país da área do euro. Estas cumprem as especificações, através de técnicas e procedimentos de inspecção e controlo de qualidade bem definidos, o que possibilita a utilização de todas as notas de euro nas máquinas que operam com numerário, em qualquer país da zona do euro.


Características principais das notas:


Os materiais utilizados foram testados em conformidade com os mais rigorosos regulamentos europeus em matéria de saúde e segurança.
Na impressão das notas de euro são utilizadas quatro técnicas de impressão: offset, talhe doce, serigrafia e tipografia, os quais empregam diferentes chapas, moldes e tintas especiais.
São impressas em papel fabricado com algodão puro, o que lhes concede um toque único.
É possível ver outros elementos de segurança quando as notas são observadas contra a luz ou quando são inclinadas. Dois dos elementos de segurança nas notas de 50, 100, 200 e 500 diferem dos existentes nas notas de menor valor, contribuindo para uma maior segurança.
As diferentes dimensões das sete notas de euro ajudam as pessoas cegas a diferenciá-las umas das outras.

Características das moedas:

As oito moedas de euro – 1 e 2€, 1, 2 5,10, 20 e 50 cêntimos são fáceis de identificar, dado que se distinguem pelos desenhos, dimensões e cores diferentes, estilo arquitectónico e ornamental, personalidades, objectivos e ideais da União Europeia.
Um euro equivale a 100 cêntimos. As moedas de maior valor (1 e 2€) são bicolores (prateadas e douradas). As moedas de valor médio – 10, 20 e 50 cêntimos – são douradas e as moedas de menor valor (1, 2 e 5 cêntimos) são da côr do cobre.
As faces comuns das oito moedas de euro exibem a União Europeia representada em três mapas diferentes rodeados pelas doze estrelas. Enquanto uma das faces é comum a todas as moedas, a outra é específica de cada um dos doze países da zona euro.

Moedas Portuguesas:



Notas Portuguesas:




Curiosidades:

O desenho das moedas foi seleccionado em 1997 de um conjunto de desenhos apresentado por todos os países da União Europeia no âmbito de um concurso. Os desenhos das faces comuns reflectem a unidade da União Europeia.
A 1 de Março de 2002, o euro passou a ser a única moeda com curso legal a circular em toda a área do euro.

Sem comentários:

Enviar um comentário