quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tipos e estruturas de mercado

Existe uma grande tipologia de mercados no nosso quotidiano, mas é possível classifica-los e arruma-los por tipos/classes consoante o seus numero de vendedores/consumidores que o constituem bem como a influencia exercida na formação do preço.

Tipos de Mercados

Concorrência Perfeita:

Concorrência Perfeita corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço do produto no mercado. Para que tal situação se verifique é necessário que se verifiquem determinadas condições/aspectos, nomeadamente:

Existência de um grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço e com dimensão, estrutura e custos semelhante;

Existência de um grande número de consumidores todos eles com a mesma informação disponível sobre a oferta existente no mercado;

Existência de homogeneidade nos produtos ou serviços oferecidos no mercado;

Nestas condições, cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal, ou seja, perfeitamente elástica, não existindo assim qualquer incentivo para praticar um preço diferente do preço de mercado.

Concorrência imperfeita:

Uma situação de Concorrência Imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado.
São exemplos de situações de concorrência imperfeita os monopólios, Monopsónio, oligopólios, Oligopsónio e concorrência monopolística.



Monopólio/Monopsónio:

Um Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita caracterizada pelo facto de que o bem transaccionado nesse mercado é oferecido por uma única empresa. Nesta situação essa empresa tem o poder para sozinha determinar o preço do produto/serviço. Pelo facto de ser a origem de importantes ineficiências de mercado, os governos têm vindo ao longo dos anos a desenvolver esforços no sentido de evitar ou pelo menos atenuar os efeitos desta forma extrema de concorrência imperfeita.

Oligopólio/Oligopsónio:

Um Oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, caracterizada pelo facto do mercado ser dominado por um número reduzido de empresas produtoras,onde uma única empresa tem poder para influenciar o preço do produto/serviço. Num oligopólio os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação e apresentam como característica importante o facto de estarem em sectores com fortes barreiras à entrada, sejam elas os elevados custos de entrada, ou limitações legais. Os oligopólios são muito comuns sendo muito frequente encontra-los em alguns sectores da indústria como os dos transportes e das telecomunicações.

Concorrência Monopolista:

A Concorrência Monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, onde ambas oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos logo não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário