quarta-feira, 14 de abril de 2010

Formação de preços

A Formula da Procura: é claro influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e a quantidade e a claro a facilidade de aquisição do produto.



Os factores que influenciam a procura são o preço dos outros bens, pois diante do aumento do preço daquele bem, a procura poder-se-á deslocar para um produto que lhe seja substituível; o rendimento disponível dos consumidores constitui um outro factor que impressiona a procura, pois perante o seu rendimento o consumidor pode considerar que não lhe é possível adquirir determinado bem; o gosto dos consumidores, influenciados algumas vezes pela moda ou publicidade constitui também um factor que influencia a procura; as acções de publicidade ou as técnicas de vendas utilizadas, são também factores que exercem um papel importante na modelação do gosto dos consumidores fazendo aumentar a procura; e as variações sazonais desempenham igualmente influência sobre a variação da procura.

A Fórmula da oferta: depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços.



Os factores que influenciam a oferta, são da mesma forma que se passa com a procura, também a oferta é influenciada pelos seguintes factores: o preço do bem variando as quantidades oferecidas com a variação do preço; o preço dos outros bens que lhe são substituíveis se o preço de um bem baixou, baixará não só a quantidade oferecida desse bem mas também dos bens que lhe são substituíveis; a variação dos custos dos factores produtivos, pois diante um aumento do preço de produção o produtor tenderá a diminuir a quantidade oferecida; a introdução de inovações tecnológicas ao fazer diminuir os custos da produção propenderá fazer aumentar as quantidades oferecidas; e a dimensão do mercado influência a oferta, pois se torna compensatório produzir pequenas quantidades para um mercado de dimensões reduzidas assim acontece o inverso para mercados de grande dimensão.

A Formula de Equilíbrio: é quando o preço do produto em quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.



Formação de preços nos mercados de concorrência imperfeita:

Nos mercados de concorrência imperfeita como é o caso no monopólio a formação dos preços é feita de forma unilateral, visto que a empresa funciona sozinha no mercado sem haver concorrência, assim os preços são afixados pela empresa monopolista sem ocorrer qualquer interacção entre a oferta e a procura, designam-se por pricemakers.

Um monopólio é um formador de preços, uma vez que detém uma grande quantidade de poder sobre o preço que cobra.

Pricemakers:

Um pricemakers de preço quando uma empresa dentro da concorrência monopolista que produz bens diferenciados de alguma forma a partir de produtos dos seus concorrentes. Este tipo de formação de preços também é um maximiza-dor de lucro, uma vez que irá aumentar a produção somente enquanto sua receita marginal é maior do que seu custo marginal.

Sem comentários:

Enviar um comentário